Um demonstrador em subescala de um futuro veículo aéreo não tripulado multimissão da Airbus demonstrou suas capacidades durante um grande exercício robótico organizado no mês passado pela Marinha Portuguesa e pela OTAN, que reuniu forças militares, universidades e parceiros selecionados da indústria.
Ao participar deste exercício, o “cóptero de carga” operou em um ambiente robótico denso, validando a utilidade do conceito – particularmente seu design modular para troca fácil, flexível e rápida de cargas úteis e baterias.
“Esta foi uma grande oportunidade para testar nossa pequena escala
demonstrador em condições realistas”
Jens Federhen, X-Works, Airbus Innovation
O demonstrador foi desenvolvido pelo grupo UAS New Programs da Airbus em colaboração com a equipe de prototipagem rápida X-Works da empresa. Uma abordagem de sistema de sistemas foi aplicada com o objetivo de atender aos requisitos da missão militar que vão desde o transporte de carga e funções ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) até servir como um relé de comunicações e um multiplicador de força de combate.
A sua validação ocorreu em condições operacionais altamente realistas durante o exercício militar REP(MUS)2022, que decorreu na região da Península de Tróia, em Portugal, de 12 a 23 de setembro. No geral, o REP(MUS)2022 reuniu cerca de 1.500 pessoas para testar a coordenação de sistemas não tripulados e cenários de missões experimentais acima da água, na água e no fundo do mar.
Um ambiente desafiador durante o REP(MUS)2022
“Esta foi uma ótima oportunidade para testar nosso demonstrador de pequena escala em condições realistas”, explica Jens Federhen, que lidera a equipe de prototipagem rápida da X-Works. “Realizar as demonstrações em um ambiente tão exigente – cercado por seis navios de pesquisa, 11 navios de guerra e 120 sistemas não tripulados ao nosso redor – foi extremamente desafiador e ao mesmo tempo muito produtivo, pois pudemos aprender e criar links de colaboração úteis. ”
O demonstrador de subescala do futuro Airbus Multi-Mission and Transport UAS é um multicopter vertical de decolagem e aterrissagem (VTOL) de 35 kg. Dimensionado para acomodar uma variedade de cargas úteis, o “cóptero de carga” é equipado com o auxílio de pouso multifuncional DeckFinder™ desenvolvido pela Airbus para pousos automáticos nos conveses dos navios.
Orientação valiosa para o próximo passo
De acordo com Johannes Pittermann, UAS PORTFOLIO MANAGER e REP(MUS)2022 PROJECT MANAGER, a participação da Airbus também ajudou a responder a algumas perguntas em aberto para o conceito em escala real do drone de carga multimissão, fornecendo orientações valiosas no trabalho de projeto e desenvolvimento de acompanhamento .
Para a versão em escala real, o Airbus UAS New Programs prevê um drone capaz de transportar cargas úteis de mais de 250 kg em um alcance de mais de 300 km. Além das aplicações militares, a Airbus prevê um papel para o Airbus Multi-Mission and Transport UAS em uso civil para, por exemplo, gerenciamento humanitário e/ou desastre/crise.
Comments