Suíça o primeiro País a regularizar a tecnologia VR para aviação.
A VRM Suíça anunciou a certificação de seu dispositivo de treinamento de realidade virtual Robinson R22 pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) — a primeira aprovação desse tipo por uma autoridade de aviação para um dispositivo de treinamento de simulação de voo VR (FSTD).
O Dispositivo de Treinamento de Realidade Virtual da VRM Suíça incorpora uma plataforma de movimento que permite que os pilotos sintam mudanças sutis de atitude e toque no solo. Foto da VRM Suíça
O dispositivo é certificado para o nível de Flight Navigation Procedures Trainer (FNPT) II, permitindo que os usuários creditem até cinco horas de treinamento para uma licença de piloto privado da EASA e até 10 ou 20 horas para uma licença de piloto comercial, dependendo do conceito de treinamento. Até cinco horas podem ser creditadas para treinamento de voo noturno.
A certificação é um marco importante para a VRM Suíça, cujo cliente de lançamento, a Mountainflyers, já usa o simulador R22 para melhorar os resultados do treinamento de seus alunos de maneira econômica.
“Os pilotos devem receber treinamento realista em simuladores. Isso permite que operadores de helicópteros e escolas de voo voem com mais eficiência e segurança”, afirmou Fabi Riesen, CEO da VRM Suíça.
“Graças à qualificação da EASA, podemos oferecer treinamento com possibilidade de crédito de horas de voo”, continuou. “Para tornar isso possível, foi necessário muito trabalho preparatório. A adequação do conceito de RV foi verificada através de um programa de avaliação de treinamento em conjunto com a EASA envolvendo pilotos de várias nacionalidades da indústria e autoridades da aviação, incluindo instrutores de voo de helicóptero e pilotos de teste.”
O dispositivo de treinamento da VRM Suíça incorpora o monitor de alta resolução Varjo VR-3 montado na cabeça e rastreamento de pose com um cockpit háptico VR em uma plataforma de movimento de seis graus de liberdade. Riesen disse que a combinação fornece “a maior fidelidade visual possível, permitindo que os pilotos fiquem totalmente imersos”, além de permitir o treinamento de manobras como autorrotações, pairar e aterrissagens em declives, onde são necessárias a percepção exata da altura e um amplo campo de visão.
O diretor comercial da Varjo, Seppo Aaltonen, disse que a empresa estava “honrada” por fazer parte do primeiro FSTD baseado em VR qualificado pela EASA.
“Este é um momento verdadeiramente crucial para toda a indústria de VR, provando que simulações imersivas podem trazer benefícios muito tangíveis para o treinamento de pilotos”, afirmou Aaltonen em um comunicado à imprensa. “Juntamente com a VRM Switzerland, esperamos fornecer e dimensionar treinamento de simulação virtual fotorrealista e econômico para pilotos em todo o mundo.”
David Solar, chefe de Aviação Geral e VTOL da EASA, destacou que a simulação de RV é um dos pilares do Rotorcraft Safety Roadmap da agência , lançado no final de 2018 para melhorar a segurança de pequenos helicópteros.
“Esta tecnologia foi identificada como um facilitador real e um potencial divisor de águas para o treinamento de helicópteros”, afirmou Solar. “A qualificação do simulador de realidade virtual VRM Switzerland R22 é mais um passo em direção aos objetivos da EASA e da indústria para melhorar a segurança geral das aeronaves em 50% até 2028. Isso mostra que, quando todos trabalhamos juntos, podemos superar todos os desafios em direção a um objetivo comum. Gostaria de parabenizar a equipe da VRM Suíça pelo excelente trabalho, bem como as equipes da EASA por seu compromisso em apoiar esta qualificação, que, até onde sei, é a primeira no mundo.”
A VRM Suíça também espera a certificação EASA de curto prazo de seu FSTD para o Airbus H125, incluindo uma opção para treinamento de operações de carga externa de helicóptero (HESLO). A operadora de helicópteros norueguesa Helitrans já reservou dois dos 15 slots disponíveis para o dispositivo de treinamento H125 em 2021, além de opções confirmadas para as versões Robinson R44, Leonardo AW09 e Airbus H135 e H145 assim que estiverem disponíveis.
“Vindo do setor aéreo e tendo visto o efeito do treinamento em simuladores estruturado e focado em segurança, estou extremamente entusiasmado por fazer parte da mudança de paradigma que o conceito de treinamento inovador e sofisticado que a VRM Suíça está lançando agora, por meio de representação visual 3D de alta resolução combinada com movimento equivalente de voo completo, permitindo que o segmento de aeronaves de asa rotativa construa ainda mais uma forte cultura de treinamento e segurança, reduzindo as taxas de incidentes e acidentes em relação aos padrões das companhias aéreas”, afirmou o diretor de operações da Helitrans, Ole Christian Melhus.
“Com as modulações visuais e de voo realistas do 3D VRM Suíça, os operadores também poderão treinar pilotos adicionais para os mais altos níveis de HESLO, conceitos de tripulação de dois pilotos, incluindo CRM, e personalizar outras operações especiais de acordo com suas necessidades, o que seria um desafio alcançar em o ambiente convencional de simulador de voo completo”, disse Melhus. “Estamos alinhando nossa estratégia com base nesse investimento e agora planejamos estabelecer um novo centro de treinamento, aberto a todas as empresas e clientes nórdicos.”
A VRM Suíça disse que também poderá operar seus produtos em todo o mundo por meio de sua própria organização de dispositivos de treinamento de simulação de voo, simplificando a carga organizacional para outras escolas e operadores de voo. A empresa também pretende obter a certificação da Federal Aviation Administration para os dispositivos.
Claude Vuichard, presidente da Vuichard Recovery Aviation Safety Foundation e instrutor de voo da Mountainflyers, realizou uma avaliação piloto do dispositivo de treinamento R22 da VRM Suíça exclusivamente para Vertical . Sua reportagem em vídeo sobre o dispositivo pode ser vista no YouTube aqui , e uma entrevista de acompanhamento aqui .
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